2 - EAD

Conceituar Educação a Distância é uma tarefa complexa, pois não se encontra, entre os teóricos, unanimidade em torno do assunto. Encontram-se diversas definições em que até o termo distância não é entendido da mesma maneira pelos mesmos.

As definições iniciais encontradas na literatura procuravam apresentá-la, principalmente, no que ela não era, isto é, comparando-a com a educação presencial em que o professor é a figura central presente em sala de aula.

Este enfoque pode ser exemplificado com a conceituação de Cropley e Kahl (apud BELLONI, 2001, p.26):

Educação a distância é uma espécie de educação baseada em procedimentos que permitem o estabelecimento de ensino e aprendizagem mesmo onde não existe contato face a face entre professores e aprendentes - ela permite um alto grau de aprendizagem individual.
Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

Na legislação, a EAD significa uma maneira de ensinar e aprender através de diversos recursos didáticos, utilizando os meios de comunicação para viabilizar a auto-aprendizagem.

Aprendizagem independente e flexível
Os sistemas de EAD pretendem, além dos conhecimentos específicos de um conteúdo, capacitar o estudante a ‘aprender a aprender’ e ‘aprender a fazer’, mas de maneira flexível, proporcionando o desenvolvimento de sua autonomia com relação ao tempo, ao espaço, ritmo e método de aprendizagem, ao permitir a tomada de consciência de suas próprias capacidades e possibilidades para sua auto-formação.

Em EAD, o controle da vontade de aprender depende mais do estudante do que do professor, pois o estudante é quem toma as decisões sobre seu processo de aprendizagem.

PMEF-EAD
O PMEF tem por objetivo oferecer a sociedade uma prática constante de atualização, por intermédio da EaD (Educação a Distância), fornecendo recursos tecnológicos inovadores que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

Temos uma proposta de mudança para a vida, compartilhando conhecimento e conscientizando os participantes de sua importância na transformação da sociedade.

Nossos cursos estão alinhados com os novos rumos da educação no Brasil, além de estarem comprometidos com a construção da cidadania, solidariedade, ética, transparência, responsabilidade fiscal e social.

Os cursos PMEF-EAD são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE em que o acompanhamento é realizado por tutores.

O MOODLE é um sistema de gerenciamento de curso em educação a distância que permite a criação e gestão de curso online. Apresenta um conjunto de ferramentas que possibilita uma interação do professor com alunos, através de chat, fórum, questionário, textos, wiki, vídeos, palavras cruzadas, diários, etc., procurando sempre auxiliar o aluno a vencer os desafios de estudar sem a presença física de professores e colegas.
Uma das nossas prioridades é a existência e manutenção do diálogo, do contato e interação entre aluno x aluno e alunos x tutores no ambiente de aprendizagem.

Nossa equipe:
Coordenador do PMEF- Paulo Roberto Walter Ribeiro de Negreiros
Coordenadora/tutora de EaD – Vilma de Almeida Sabino
Tutor – Evandro Martins Dantas
Estagiário -  Rian Martins

Nossos cursos:

 Multiplicadores em Educação Fiscal
 Despertar para a cidadania
 Cidadão Empreendedor
 Vivendo a Melhor Idade
 Despertar para Consciência Política
 Cidadania no Trânsito
Defesa do Consumidor
Cultivando Valores Humanos
Desafios da Língua Portuguesa
Marketing Pessoal
Bullying não é brincadeira!
Direitos Humanos
Conhecendo o Fundeb

COORDENADOR GERAL DO PMEF
PROFESSORES: EVANDRO E VILMA
Aqui estamos sempre conectados com você ....

Você estuda nos fins de semana, de noite, de manhã, de madrugada, despenteado, de pijama, não importa onde você esteja; casa, praia, qualquer lugar é um bom lugar para estudar.