4 - ED. INFANTIL

O Programa Municipal de Educação Fiscal, por entender que a escola é uma extensão complementar da função e da ação família e, preocupado com os futuros cidadãos, resolveu realizar este trabalho, que é desenvolvido ao longo do ano com os alunos dos Centros de Educação Infantil do Município da serra e, também, com aqueles das séries iniciais do Ensino Fundamental, tanto da rede pública, quanto da rede privada.
Entende-se que os primeiros anos de vida são de fundamental importância para o desenvolvimento subsequente da criança. Por essa razão, fica evidente a relevância e o papel da educação na Educação Infantil na formação integral do indivíduo, para uma sociedade em contínua mudança.
A educação infantil é um recurso benéfico que se propõe a ser um ambiente intermediário entre o lar e a escola num período de vida em que a personalidade começa a se formar e é um poderoso lugar socializador e educador, levando a criança a desenvolver sua criatividade, promovendo, também, um equilíbrio geral.
A importância de trabalhar a educação fiscal ainda na primeira infância está prevista no art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que dispõe que “toda criança e o adolescente têm direito à Educação, visando ao pleno desenvolvimento de uma pessoa e preparo para o exercício da cidadania”.
 Objetivos
O objetivo do projeto é conscientizar, sensibilizar e promover a criança e comunidade da importância da arrecadação e da fiscalização dos tributos, que serão transformados em benefícios para a população, além de educar para o exercício da cidadania, estimulando o desenvolvimento da ética, do respeito ao indivíduo, às instituições e ao patrimônio público.
 Metodologia
A ação pedagógica se desenvolve de forma flexível e diversificada, procurando criar um ambiente de interação com as crianças, enfatizando a solidariedade, agrupamento, cooperação, autonomia e conhecimento da realidade.
As atividades  pedagógicas são desenvolvidas através das brincadeiras e do lúdico, como atividades teatrais com fantoches, bonecos vivos, dramatização de situações do cotidiano para análise do tema, pois entende-se que é brincando que a criança constrói o seu conhecimento, recria o que sabe, elabora suas regras sociais e libera suas emoções.
Há, também, a montagem de um mini-mercado, denominado pela equipe de “Vendinha Serrana”, que consiste em uma banca de mercadorias, em tamanho natural, em que são simuladas situações de compra e venda para exercício prático dos conteúdos assimilados.