20/09/2011

Projeto Cidadania Total

Alunos que estão participando do projeto Cidadania Total, promovido pela Prefeitura da Serra, fizeram uma visita monitorada para conhecer locais potenciais do município. O ponto de partida foi a Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Profª. Alba Lilia Castelo Miguel, em Vista da Serra.

O objetivo é conhecer, perceber e refletir sobre pontos considerados como potenciais econômicos, turísticos e industriais do município. O trajeto começa na zona rural, no circuito de agroturismo de Guaranhuns, em que os proprietários oferecem diversas atividades a visitantes gerando renda. Depois eles seguiram para o Sítio Histórico de São José do Queimado, berço da história e potencial turístico da Serra.
Também visitaram Manguinhos, que representa muito do litoral serrano. Dali os alunos seguiram para o bairro de Laranjeiras, um exemplo de desenvolvimento econômico na área urbana. Depois visitaram os pólos industriais do Civit I e II. As observações dos estudantes serão discutidas em um próximo evento do projeto.
Segundo a coordenadora do Cidadania Total, Miriam Moratti, é importante conhecer a realidade para exercer a cidadania cobrando os direitos e estando ciente dos deveres. Participam do projeto 130 alunos do 5º e 9º anos da escola Alba Lília, por meio de diversas atividades.
Dentre as ações do projeto, os alunos tiveram palestras sobre cidadania, formação do homem na sociedade e função dos três poderes. Ainda participaram de uma aula de campo com caminhada pelo bairro. Com a caminhada, puderam discutir os pontos positivos e possíveis melhorias. Ainda faz parte do projeto a orientação por meio de fornecimento de bibliografia e jogos lúdicos.
O Cidadania Total é um projeto do Programa Municipal de Educação Fiscal da Secretaria de Finanças da Prefeitura da Serra, que além de promover atividades nas escolas, oferece diversos cursos online gratuitos, disponíveis no portal da Serra: www.serra.es.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário